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De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), as exportações de suco de laranja se expandiram 36%, até maio deste ano, em relação aos resultados obtidos da safra do ano anterior. De janeiro a maio de 2018, alcançou-se um total de 467,6 mil toneladas embarcadas, ao passo que, no mesmo período do ano passado, havia sido apenas 342,7 mil toneladas.

O faturamento, pela venda da mercadoria, atingiu US$ 869,6 milhões de janeiro a maio, contra US$ 649,5 ao término dos mesmos meses em 2017. Assim, o saldo positivo, equivalente a US$ 220,1 milhões, representa um crescimento de 34% da receita.

O maior mercado do produto, a União Europeia, foi responsável pela importação de US$236,4 mil toneladas do suco brasileiro, representando um aumento de 5% de volume e 1% de receita, atingindo um montante de US$ 438,7 milhões.

Ocupando a posição de segundo maior importador do suco de laranja nacional, os Estados Unidos ampliaram as importações em 169%, ao adquirirem 155,5 mil toneladas, enquanto a receita cresceu 170%, chegando a US$ 281,7. De acordo com o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, os efeitos do furacão Irma sobre a produção da Flórida foi um fator importante no aumento das exportações do Brasil para os EUA.

Haja vista a recuperação do mercado de suco de laranja brasileiro, que passou por uma crise, na última safra, observa-se a oportunidade para produtores desse setor começarem – ou voltarem – a expandir os seus negócios para o mercado externo.

Nesse propósito, a Firenze Consultoria Internacional está pronta para compreender as necessidades dos nossos clientes e ajudá-los a encontrar os melhores caminhos para alcançar os seus objetivos, por meio dos diversos serviços que prestamos.

FONTES: COMEX do Brasil, Reuters e CitrusBR.