Descubra como se tornar um cidadão europeu e usufruir de todas as vantagens da cidadania portuguesa

O serviço de consultoria da Firenze te ajuda a descobrir quais as etapas para conseguir sua dupla cidadania portuguesa e todos os benefícios que ela traz. 

 

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

A cidadania portuguesa pode ser reconhecida de várias maneiras. Os titulares desse direito são os:

  • Descendentes de portugueses;

  • Pessoas que sejam casadas com um cidadão português;

  • Residentes legais em Portugal;

  • Cidadãos nascidos no país;

  • Descendentes de Judeus Sefarditas

Como obter a cidadania portuguesa?

De modo resumido, para obter cidadania portuguesa, caso você tenha direito, é necessário seguir os passos abaixo: 

  1. Reunir e apostilar todos os documentos necessários para iniciar o processo;

  2. Verificar se a documentação está correta e cumpre todas as exigências da lei;

  3. Corrigir eventuais erros que sejam encontrados durante a conferência da documentação (erros na grafia dos nomes, por exemplo);

  4. Iniciar o seu processo de reconhecimento de cidadania.

10 Benefícios da cidadania portuguesa

1 – Está entre os passaportes mais poderosos do mundo.

Segundo a Henley & Partners, o passaporte português é o 6° mais poderoso do mundo, dando acesso a 188 países sem necessidade de visto.

2 – Poder trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia.

 

Os portadores da cidadania portuguesa não precisam de visto especial para trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia.

 

3 – Estudar na Europa pagando menos.

 

Tendo a cidadania portuguesa é possível estudar nas melhores escolas e universidades da Europa e pagar as mensalidades como um estudante nacional. 

Para se ter ideia, em 2021, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), um curso de licenciatura custava 697€ para estudantes nacionais e 1925€ para estudantes da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na qual os estudantes brasileiros se enquadram).

 

4 – Direito à saúde pública portuguesa.

 

Com a cidadania portuguesa você terá acesso a um ótimo sistema de saúde. Para se ter ideia, a maioria dos portugueses prefere o sistema público de saúde do que opções privadas

 

5 – Aposentadoria em Portugal.

 

Devido a um acordo bilateral entre os serviços previdenciários Brasil e Portugal um brasileiro pode se aposentar em Portugal somando o tempo de contribuição nos dois países.

 

6 – Transmissão da cidadania aos descendentes.

 

Quando finalizado o processo de reconhecimento da cidadania portuguesa, a vida de futuros filhos e descendentes será facilitada já que eles poderão requerer esse direito mais facilmente por não precisarem apresentar documentos de outros familiares entre as duas gerações.

 

7 – Residir em qualquer um dos países da União Europeia.

Sendo um cidadão portugues, você terá o direito de morar legalmente em qualquer um dos 27 países da União Europeia.

 

8 – Visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia.

 

O passaporte portugues te dá a possibilidade de utilizar o Working Holiday Visa, um visto concedido pelo governo da Austrália para que europeus visitem e contribuam para a economia do país. Esse tipo de visto permite que um cidadão europeu trabalhe por até 40 horas semanais

 

9 – Facilidade de acesso nos Estados Unidos e Canadá.

 

O cidadão português não precisa de visto americano para entrar no país como turista, desde que o tempo de estadia não ultrapasse 90 dias, possua um Passaporte Eletrónico Português e tenha uma autorização emitida pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). O Canadá, de modo semelhante, demanda o eTA Canada.

 

10 – Morar no país com o 38° maior IDH do mundo

 

Portugal ocupa o 38° lugar no ranking de índice de desenvolvimento humano da Human Development Reports. IDH é um índice estatístico composto de expectativa de vida, educação e indicadores de renda per capita. Para fins de comparação, o Brasil ocupa o 87° lugar no ranking. 

 

Dê o primeiro passo para se tornar um cidadão português e clique no botão abaixo para agendar uma reunião com o time da Firenze.