O Cup of Excellence, concurso organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), que avalia a qualidade para cafés do mundo teve sua primeira etapa realizada no dia 21 de outubro, e teve como vencedor um café produzido no interior de Minas Gerais, em Carmo do Paranaíba. Os cafés são avaliados por um júri internacional, composto por 29 profissionais, de 10 nacionalidades diferentes.

O produto de Ismael José de Andrade, da Fazenda Paraíso, é cafeicultor e um dos precursores do movimento de cafés especiais do Brasil, e viu como desafio mostrar o produto além de simples commodity, com trabalho e dedicação sobre o cafezal. Sendo da terceira geração da sua propriedade, a Fazenda conquistou o primeiro lugar na categoria naturals (cafés naturais colhidos e secos com casca), com 93,26 pontos. Na categoria pulped naturals (cafés cerejas descascados e/ou despolpados) a empresa vencedora também é mineira, a Primavera Agronegócios, com o lote produzido na Fazenda Primavera, em Angelândia.

A segunda etapa será a disputa do leilão dos vencedores de cada categoria, que será realizado dia 29 de novembro, via internet. No ano passado um produtor rural de Patrocínio (MG) teve o café mais caro leiloado para australianos e japoneses, com a saca de 60 kg por R$ 55.457,60, sendo o quilo do café equivalente a R$ 917.

Juízes internacionais do concurso ainda destacaram que os melhores cafés especiais brasileiros chegaram a oferecer sensações gustativas que remetem a tangerina, mel, chocolate, mirtilo, pêssego, cana de açúcar, amora e frutas cítricas, com paladares intensos, com acidez acentuada e notas similares à escala dos vinhos.

A Firenze Consultoria Internacional apoia o intenso mercado de café brasileiro e compreende as necessidades dos exportadores cafeeiros, e oferece diversos serviços de importação de exportação de produtos que podem auxiliar nesse processo.

Fonte: G1