Após solicitações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o comitê executivo da CAMEX (Câmara de Comércio Exterior), da presidência da república, extinguiu o imposto dado ao couro wet blue, que tinha uma alíquota de 9% desde 2000, que prejudicava a pecuária brasileira na competitividade com outros mercado, a desvalorização no preço da matéria-prima e também a renda dos produtores rurais.

O couro, um dos principais subprodutos provindos do corte bovino, acaba por influenciar no peso da arroba, que agora com o fim desse imposto deva ser mais valorizada, e também favorece as exportações do país.  

O couro wet blue começou a ser taxado no a partir de 2000, devido a uma grande demanda dessa matéria-prima para a confecção de calçados, e, ainda que atualmente o produto seja bastante exportado (principalmente para o mercado asiático), as exportações atuais representam apenas ⅓ do que eram na época de implementação do imposto.

Com o fim desse imposto sobre o couro, os únicos dois produtos brasileiros que sofrem taxação nas exportações são cigarros e armas e munições, sendo esse imposto para fins de fiscalização de contrabando e de segurança nacional.

“É um ganho justo. Isso influencia na valorização dos nossos produtos, agrega valor à nossa matéria-prima e fortalece os produtores brasileiros, com melhores preços. É o governo trabalhando a favor dos brasileiros”, afirma o coordenador de Meio Ambiente da Frente Parlamentar Agropecuária, Valdir Colatto.

A Firenze Consultoria Nacional aprova a atitude do governo brasileiro e auxilia clientes no serviço de exportação não só de couro mas também de diversos produtos.

Fonte: ABRACOMEX